O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Um mês onde a sociedade intensifica a promoção da saúde mental e destaca os centros que oferecem ajuda.
Desemprego
No Brasil acontecem cerca de 31 casos de suicídios por dia (Ministério da Saúde). Historicamente houve um aumento de 17% nas ocorrências, entre 2007 e 2016. Em 52% dos casos a pessoa está desempregada. Em agosto deste ano o desemprego atingiu 12,6 milhões de brasileiros (IBGE).
A falta de trabalho e a perda do poder de compra geram sofrimento, alerta a professora da Unicam e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, Ângela Araújo. "As famílias são obrigadas a repensarem até as pequenas escolhas, como roupas mais baratas e até a quantidade de comida", explica.
Setembro Amarelo
O mês de setembro foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado anualmente em 10 de setembro. Foi criado no Brasil em setembro de 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).