Quem é associado do Sintibref-MG já conhece os benefícios de fazer parte do sindicato: assistência médica, acesso a clubes de lazer e descontos em inúmeros produtos e serviços (os benefícios variam dependendo da cidade onde você trabalha; consulte).
Somente esses benefícios já justificam, e muito, a adesão, proporcionando uma economia muito além da mensalidade paga. Fizemos até uma reportagem em que essa economia é demonstrada.
O que muitos ainda não percebem é que a sindicalização também fortalece o sindicato no momento mais importante do ano: a negociação com a entidade patronal na data-base.
Explicando: toda categoria profissional tem uma data-base no ano. É o período em que representantes de empregados e de patrões se sentam para negociar piso salarial, reajustes, benefícios e outras questões referentes à relação de trabalho. O resultado dessa negociação é materializado em um documento chamado Convenção Coletiva de Trabalho.
Neste momento, acontece um inevitável “cabo de guerra”: os dois lados tentam proteger seus interesses. É quando o sindicato precisa demonstrar sua força para vencer os embates e defender os trabalhadores que representa.
Um exemplo: é comum os patrões resistirem a conceder reajuste salarial do piso da categoria sob a alegação de que a crise econômica do país reduziu a arrecadação e tornou inviável qualquer concessão. Nessa hora, um sindicato bem estruturado irá apresentar dados econômicos e argumentos consistentes para contestar a alegação patronal e impedir retrocessos nos salários.
É aí que entra a importância da sua sindicalização.
Até 2017, os sindicatos contavam com a contribuição sindical, no valor equivalente a um dia de trabalho por ano. Essa contribuição permitia aos sindicatos uma garantia financeira para defender os trabalhadores.
Com o fim da contribuição, a receita dos sindicatos ficou muito comprometida. Infelizmente, a sindicalização espontânea (por decisão do trabalhador) é praticada por uma pequena minoria que entende a importância da contribuição.
Diante disso, e pensando na melhor forma de viabilizar a continuidade dos trabalhos, o Sintibref-MG criou seus planos de associação para os empregados da categoria. É uma relação ganha-ganha-ganha: o empregado tem à sua disposição diversos benefícios, que geram economia real no dia a dia; o sindicato passa a contar com recursos de grande importância para o prosseguimento da sua missão de defender os trabalhadores; e quando essa missão se transforma em proteção dos salários, durante a negociação da Convenção Coletiva, o empregado volta a ganhar, já que não terá perda do seu valor de compra e, em alguns casos, há até um aumento real da remuneração.
É por isso que a sua participação, bem como a de todos os outros profissionais da categoria, é fundamental. Somente com uma receita compatível com seus custos e suas responsabilidades, o sindicato poderá ter diretores com mais tempo de dedicação, advogados mais preparados e consultores mais competentes para lutar por você.
Se você ainda não é associado, clique aqui, conheça todas as vantagens e faça já sua adesão.
E se você já é associado, ajude-nos a ampliar nossa base de membros apresentando as vantagens da adesão para seus colegas de trabalho. Envie o link desse conteúdo ou do próprio site para os amigos mais próximos. Quanto mais trabalhadores participarem, mais o sindicato se fortalece e todos ganham.
Conte com a gente! A gente também conta com você.