As diretoras Sandra Regina e Cláudia Martins de Souza participaram de evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta segunda-feira 7 de agosto para marcar o Agosto Lilás, uma campanha nacional de enfrentamento da violência contra a mulher. Reunidos em um dos quarteirões fechados da Praça Sete, no centro da capital, a Prefeitura e diversos órgãos da rede de proteção das mulheres e meninas puderam dialogar com as mulheres sobre ações de proteção, apoio jurídico e a defesa dos direitos das mulheres. Com o slogan “Não podemos nos calar!”, o evento clamou pelo fim da violência de gênero. A atividade ocorreu das 15h30 às 19h.
Lei Maria da Penha
Neste dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 17 anos (saiba mais aqui). Foi por essa razão que o mês foi escolhido para essa importante campanha de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. O Agosto Lilás envolve diversas iniciativas pelo país, com a participação de governos, órgãos públicos, conselhos, entidades e instituições privadas.
Sandra Regina e Cláudia Martins integram o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Belo Horizonte, com mandato até 2025.
A violência contra as mulheres em Minas
Entre os anos 2021 e 2022, foram deferidas no estado de Minas Gerais mais de 68 mil medidas protetivas, evitando o agravamento da violência contra as mulheres. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, entre 2018 e 2020, 90% das vítimas de feminicídio no estado não tinham medidas protetivas vigentes, ou seja, não haviam acessado o sistema de proteção previsto na lei.
A força da Lei está na sua efetividade e no fortalecimento de todos os serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. BASTA!
Plenária
Na terça-feira 8 de agosto acontece a Plenária Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O evento é uma atividade formativa do Agosto Lilás e acontecerá das 14 às 17 horas no Auditório 1 da Prefeitura de Belo Horizonte, à av. Afonso Pena, 1.212. As diretoras do Sintibref-MG estarão presentes.