A Nova Central Sindical de Trabalhadores de Minas Gerais (NCST-MG) realizou hoje (28/06) em Coronel Fabriciano, um Encontro Entre Diretoria e Entidades Filiadas à central no Estado. O evento teve como pauta o Piso Salarial Estadual e a participação do trabalhador nas próximas eleições municipais.


O Piso Salarial Estadual está regulamentado pela Lei Complementar 103/2000, que autoriza os Estados a estabelecerem um piso salarial superior ao salário mínimo nacional. Estados como Paraná e São Paulo têm seus pisos definidos.
Segundo o presidente da NCST-MG, Antônio da Costa Miranda, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que prevê a instituição do Piso Salarial Estadual para Minas, já tramita na Assembleia dos Deputados.

Eleições Municipais
O segundo tema do Encontro foi a participação do trabalhador nas próximas eleições municipais. “A incidência dos trabalhadores organizados no debate político, é fundamental para impedir a circulação de projetos que retiram ou flexionam direitos trabalhistas e para buscar novas conquistas”, afirmou Miranda.

Controle Social
A participação dos sindicatos de empregados nos Conselhos Gestores de Política Pública foi realçada pela Presidente do Sintibref-MG, Silmônica Tocafundo, que citou a atuação histórica do nosso Sindicato em espaços como o Conselho Estadual de Assistência Social (CNAS) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MG).

silmonicaJéssica, Michelle, Miranda e Silmônicaparticipantes

Veja todas as fotos


Organização
Vale ressaltar a infraestrutura disponibilizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) para realização do evento. Além das acomodações na Casa de Retiro e Formação de Lideranças, os participantes realizaram as refeições no Sinttroclube, um lugar agradável, verdadeiro patrimônio de uma categoria.