O Sintibref-MG participou, no dia 27 de janeiro, na sede do Projeto Providência – Unidade Jardim Vitória, em Belo Horizonte/MG, das atividades de planejamento anual da instituição.

O sindicato foi convidado para falar sobre o tema “O papel do educador social".

A diretora do Sintibref-MG, Sandra Regina, destacou os aspectos metodológicos, observando as teorias de Paulo Freire, extraídas do livro Pedagogia da Autonomia, que aborda temas relevantes para a pratica educativa como o bom senso, o protagonismo, a crítica e autocrítica, os aspectos culturais da vida dos educandos, o conhecimento e a formação.

Também comentou sobre a articulação em rede e frisou a importância da interlocução com a rede local, comunidade, o mapeamento de equipamentos sociais na comunidade, bem como a participação em fóruns, conselhos da criança e dos adolescentes e da assistência social, para participação efetiva na elaboração e implementação de políticas públicas.

Sandra Regina finalizou discutindo a “Formação Humana /Tecnologias Inovação” e ponderando sobre o equilíbrio entre as exigências atuais no processo educativo (tecnologia, inovação e empreendedorismo) e ações voltadas para formação humana/valores.

Estiveram presentes cerca de 50 educadores do Projeto (coordenadores, técnicos, instrutores, cozinheiros e profissionais da limpeza). Participou também do encontro a Assistente Social do Sintibref-MG Claudia Martins.