Uma data dedicada à saúde da juventude brasileira: hoje, 22 de setembro, é o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens. Este é um período de descobertas, mas também de vulnerabilidades, como a gravidez precoce, ISTs, uso de álcool e outras drogas, violência e saúde mental. Este cenário torna essencial que sejam garantidas políticas públicas de informação, prevenção e atendimento humanizado.

A data foi instituída em 2007 pelo Ministério da Saúde, dentro da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, para estimular debates e ações de cuidado. Ela também reforça o direito à saúde como parte da cidadania, reconhecendo esse público como sujeitos de direitos.

Historicamente, o Sintibref-MG faz parte desta luta atuando em frentes de defesa da juventude. O sindicato compõe, em âmbito nacional, por meio da Fenatibref, a Coordenação Colegiada do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e, no âmbito estadual, a Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDDCA).

A atuação sindical também está ligada à construção de um futuro saudável para os jovens, que serão a base da sociedade nos próximos anos. Nesta data reafirmamos o compromisso em lutar por um mundo em que adolescentes e jovens possam desenvolver todo o seu potencial, com saúde, proteção e respeito.