A Capital Mundial das Pedras Preciosas completa mais um ano de fundação, história que começa com os indígenas descendentes dos Tapuias. Apesar da presença dos povos originários, o povoamento da região se deu com a colonização iniciada por Theophilo Benedicto Ottoni, em 1847, com a fundação da Companhia de Comércio e Navegação do Mucuri.
Theophilo sonhava alto, projetando ligar o nordeste mineiro com o litoral do Brasil por meio das florestas, dos chapadões e das serras da costa brasileira. Nomeou a região como Filadélfia, tornando-a o centro das colônias do Vale do Mucuri. Com apoio do Governo Imperial, em 1854 surgiram grandes armazéns e uma estrada que ligou os núcleos coloniais, decretando o crescimento da região com a chegada dos imigrantes. Em 1876, a região foi elevada à cidade com o nome que conhecemos hoje.
O Sintibref-MG saúda a todos os teófilo-otonenses e se orgulha em poder representar os trabalhadores da cidade, com um escritório na região. Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria!