Hoje (27 de setembro) é o Dia Mundial do Turismo. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980, logo após a implementação do seu estatuto. Seu objetivo é conscientizar as pessoas para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos.

A OMT e as Nações Unidas definem turismo "as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo por motivos de lazer, negócios e diversas atividades".

Brasil, um enorme potencial 


O setor de Turismo já é muito importante para o país, com faturamento de 208 bilhões de reais em 2022. A estimativa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) em seu último Relatório de Impacto Econômico é de que o setor gere mais de 1,8 milhão de novos empregos nos próximos 10 anos, com uma taxa de crescimento anual de 2%. 

Nosso potencial é inegável: temos atrações de todos os tipos, para todos os gostos. Quando avançarmos na hospitalidade, ou seja, na capacidade de receber bem, acolhendo os visitantes com respeito, proteção e qualificação, iremos crescer ainda mais. Vamos reter mais brasileiros para destinos nacionais e atrair mais estrangeiros para conhecer nossas belezas. E tudo isso repercute em mais dinheiro circulando, com geração de milhões de empregos.

A hospitalidade nos une


A confederação que abrange os profissionais da área é a Contratuh, que inclui os setores de turismo e hospitalidade. Por estarmos dentro do universo da hospitalidade, nós, sindicatos de empregados em instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas, somos co-irmãos dos trabalhadores do turismo. Estamos juntos na luta, na busca por melhores condições de trabalho e na valorização desta tão importante categoria. Juntos somos mais fortes!