Mais de 2 mil bicicletas que estão no pátio de recolhimentos de veículos serão doadas a 12 instituições assistenciais de Uberlândia, como Secretaria Municipal de Educação, Instituição Cristã Assistência Social Uberlândia (Icasu), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu). Parte delas será reformada e reutilizada, outras vão servir para construção de cadeiras de rodas e algumas serão vendidas para arrecadar dinheiro.

As bicicletas doadas estão no pátio há mais de 90 dias e a maior parte delas foi apreendida por envolvimento em ocorrências policiais ou infrações de trânsito, como estacionamento e condução irregulares, como quando o ciclista pega carona segurando outro veículo. A doação foi possível por meio de um acordo iniciado há dois anos, entre a Sinalização de Trânsito Industrial Ltda (Sitran), Prefeitura e Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo assessor de imprensa da Sittran, 850 bicicletas serão entregues ainda esta semana (Foto: Cleiton Borges)

Continuam no pátio bicicletas que foram apreendidas porque são provas de algum crime. O local recebe entre 20 e 30 bicicletas por mês. Segundo o assessor de imprensa da Sitran, Evaldo Pighini, nesta semana, a previsão é que a Prefeitura faça a entrega de pelo menos 850 bicicletas. O restante será encaminhado ainda neste ano.

Ainda de acordo com Pighini, a maioria das pessoas que tem as bicicletas apreendidas não vai buscá-las pela falta de documentos que comprovem a propriedade. “Por causa da falta de espaço, a Sitran propôs abrir mão de receber pela guarda das bicicletas e elas serão doadas.”

Diárias

Se a Sinalização de Trânsito Industrial Ltda (Sitran) tivesse que receber pela guarda das 2 mil bicicletas que serão doadas a instituições assistenciais de Uberlândia, ao preço diário de R$ 20, seriam arrecadados cerca de R$ 1,2 milhão.

fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/instituicoes-assistenciais-de-uberlandia-vao-receber-2-mil-bicicletas/