Corpus Christi significa “corpo de Cristo”. A data de hoje lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com seus discípulos e, ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”

É uma pena que a celebração da Eucaristia, ali instituída, tenha perdido força em seu conceito original. O gesto simbólico de Cristo - de compartilhamento, de divisão - muitas vezes é esquecido. É o que acontece, por exemplo, quando o Estado tenta implementar programas de divisão de renda como o Bolsa Família e a iniciativa é acusada de assistencialista ou eleitoreira. Instituições assistenciais e beneficentes, onde trabalham muitos empregados da categoria, também sofrem com esse “esquecimento” – por receberem verbas públicas, são chamadas de “oportunistas” ou “mamadoras do governo”.

Pois é... Que neste Corpus Christi possamos despertar para exercer na prática, e não somente no âmbito simbólico, a generosidade e o amor pregados por Jesus Cristo.