O ser humano é movido por sonhos. São eles que trazem esperança e motivação para todos nós. É por meio dos sonhos que visualizamos aonde queremos chegar.

Vários sonhos precisam de recursos financeiros para sua realização. Por exemplo, levar alguém a um bom restaurante, fazer uma viagem, comprar um carro ou um imóvel, adquirir um computador ou um celular de última geração. A boa gestão financeira pessoal aumenta as chances de realização desse tipo de sonho, e a educação financeira pode colaborar com esse objetivo.

Mas não basta sonhar. É preciso avançar, transformando o sonho em projeto. Mas qual é a diferença?

Sonho é o desejo vivo, a aspiração, o anseio. Pode ser entendido como a ideia ou os objetivos que se quer alcançar.

Projeto é o sonho colocado “no papel”, para que possamos visualizar melhor onde estamos em relação a nossas aspirações e quais os caminhos que devemos seguir para alcançá-las.

Os projetos se caracterizam pelos seguintes aspectos:

• são temporários – têm início e fim definidos;

• são planejados, executados e controlados;

• geram produtos, serviços ou resultados exclusivos;

• são desenvolvidos em etapas;

• são realizados e gerenciados por pessoas; e

• são executados com recursos limitados.

Desse modo, o projeto é uma ação que viabiliza a realização dos sonhos, retirando-os do imaginário e trazendo-os ao mundo real.

Existem alguns passos simples que, uma vez seguidos, podem lhe ajudar a transformar, com facilidade, seus sonhos em projetos, aproximando-os de sua realização. É isso que vamos trazer no próximo post desta série.

Fonte: Banco Central do Brasil

 

Conteúdo anterior

Próximo conteúdo

Leia todos os posts da série EDUCAÇÃO FINANCEIRA.