Representado o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-MG), o Coordenador do Sintibref-MG na Zona da Mata, Ronaldo Gonçalves, participou ativamente das plenárias da Conferência Regional de Assistência Social, em Juiz de Fora e Muriaé respectivamente, reafirmando o nosso compromisso com a excelência na efetivação das políticas públicas. Na cidade de Juiz de Fora mais de 300 pessoas, representando 80 municípios, participaram da Conferência, onde foram eleitos 103 delegados que irão representar o Território da Mata na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá no fim de outubro, em Belo Horizonte. Na ocasião, Ronaldo Gonçalves, ressaltou que "precisamos fortalecer o trabalhador da assistência, ‘desprecarizar’ o serviço que ele exerce, para prestar um trabalho de qualidade aos usuários, que são a razão de ser do Sistema Único de Assistência Social”.

No município de Muriaé Ronaldo destacou o desafio da criação do Fórum Estadual dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social. “Já existem avanços importantes, como a instalação do Fórum dos Trabalhadores do Suas”.

Nosso coordenador também reforçou o caráter deliberativo das conferências regionais. “A melhor forma de atingir os 853 municípios mineiros é a realização de conferências e, pela primeira vez, as conferências regionais têm caráter deliberativo. Vamos, neste momento histórico, em que se comemoram os 10 anos do Suas, decidir o que queremos para os próximos 10 anos”, sugeriu o conselheiro.

A Conferência em Muriaé reuniu 157 pessoas, representando 38 municípios. O Coordenador do Sintibref-MG - Zona da Mata, Ronaldo Gonçalves, participa das Conferências Regionais enquanto Coordenador da Comissão de Apoio aos Conselheiros Municipais de Assistência Social de Minas Gerais e Primeiro Secretário do Conselho Estadual de Assistência Social.

As Conferências foram realizadas em 30 de setembro, em Juiz de Fora e 01 de outubro, em Muriaé.

zn1