A campanha Agosto Lilás mobiliza a sociedade em torno da prevenção, denúncia e enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher, que ocorre nos espaços institucionais, domesticos, de trabalho e entre outros. A iniciativa surgiu em referência à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completou 19 anos em 2025.
Apesar dos avanços, no Brasil, uma em cada quatro mulheres afirma já ter sofrido algum tipo de violência, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), até julho deste ano, foram mais de 440 mil novos casos registrados em todo o país. Essa realidade mostra que a luta continua e precisa ser coletiva.
O Sintibref-MG segue como aliado da pauta. Recentemente, o sindicato tomou posse no Conselho Municipal da Mulher de Belo Horizonte, para o Biênio 2025-2027, como representante da sociedade civil no segmento dos trabalhadores. A participação no conselho garante ao Sintibref-MG a presença nas discussões e na formulação das politicas públicas para este público.
Os trabalhadores representados pelo Sintibref-MG são, em sua maioria, mulheres que atuam nas politicas de cuidado juntos aos usuários das ILPIs, creches e acolhimento insituciional. É muito importante que os trabalhadores conheçam e participem da campanha Agosto Lilás para que possam ser multiplicadores do combate à violência contra a mulher nos espaços onde atuam. Estamos juntos nessa luta!
Se presenciar ou sofrer algum tipo de violência doméstica, não tenha medo, denuncie!
- Central de Atendimento à Mulher: disque 180. Serviço disponível 24h por dia, todos os dias da semana.
- Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs): algumas unidades funcionam 24h. Procure a unidade mais próxima a você.
- SOS Mulher: aplicativo disponível em alguns estados que permite que as vítimas acionem a polícia por meio de um botão de pânico.
- Maria da Penha Virtual: disponível em todo Brasil para denúncias, orientações e acesso a serviços de apoio.