O Sintibref parabeniza os trabalhadores psicólogos, nossos representados que atuam em diversas instituições que executam políticas de direitos humanos, assistência social, e proteção aos direitos das crianças, idosos e mulheres. Trata-se de um campo profissional essencial para a compreensão do ser humano.
Os psicólogos desempenham um papel fundamental ao apoiar as pessoas na sua autodescoberta e compreensão de suas dificuldades, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da saúde mental.No campo das políticas para crianças e adolescentes, destacamos dois importantes avanços que aprimoram as políticas públicas:
- Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes: A presença do psicólogo nessas equipes qualifica e aprimora o atendimento, fortalecendo a equipe multiprofissional e garantindo a interdisciplinaridade. Além disso, o atendimento realizado está em conformidade com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.
- Lei 13.935/2019: Esta lei determina que as redes públicas de educação básica incluam psicólogos e assistentes sociais em suas equipes. Esse é um grande avanço, pois aprimora as metodologias de ensino e os processos de desenvolvimento dos alunos, além de contribuir para um ambiente escolar mais saudável.
Por fim, a Resolução 27, de 20 de junho, confirma a importância da equipe de referência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) conforme definido pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB-RH). Esta equipe inclui, entre outros profissionais, o psicólogo, cuja presença é essencial para oferecer suporte especializado em situações de vulnerabilidade social. A inclusão do psicólogo nas equipes permite uma abordagem mais humanizada e técnica, contribuindo para intervenções que promovem o bem-estar a longo prazo, reforçando a qualidade e a eficácia dos serviços prestados pelo SUAS.