A infância é uma fase determinante para a construção de um adulto. É durante este momento da vida que desenvolvemos as primeiras impressões do mundo à nossa volta e recebemos as referências que influenciam nossas escolhas futuras. A certeza de que podemos ocupar qualquer espaço na sociedade começa a ser formada desde cedo.
A representatividade tem papel fundamental nesse processo, já que muitas meninas crescem cercadas de ideias que reforçam a exclusão das mulheres em alguns espaços e acabam limitando as possibilidades da imaginação de carreiras profissionais. Um dos exemplos é o baixo número de personagens femininas em papéis de liderança nos desenhos e filmes.
Por isso, a luta por igualdade de hoje transforma o futuro. A presença de mulheres em espaços de liderança e lutando por seus direitos, abre caminho para que as próximas gerações saibam que devem buscar oportunidades mais justas. A representatividade permite que as meninas vejam mulheres de diferentes etnias, raças e credos em áreas de destaque, o que fortalece a identificação e aumenta a confiança de que elas também podem ocupar estes espaços.
As meninas de hoje são mulheres que estarão presentes em todas as áreas, nos mais diversos cargos: nas engenharias, nas ciências, na política, nos esportes e, claro, no sindicalismo, defendendo direitos e buscando avanços para a sociedade.
Neste Dia da Mulher, reforçamos o nosso compromisso em estarmos ao lado de cada mulher na busca e garantia dos direitos, para além do mercado de trabalho. Contem conosco!