Promoção da cidadania, dignidade e inclusão no Brasil: hoje, 7 de dezembro, comemoramos o Dia Nacional da Assistência Social. A escolha dessa data remete à promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) em 7 de dezembro de 1993, um marco legal que definiu os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social.

Por meio de programas, serviços e benefícios, a Assistência Social busca garantir condições mínimas de sobrevivência, fortalecer vínculos familiares e comunitários e ampliar oportunidades de desenvolvimento humano. Essa política pública se baseia em escuta, acolhimento, orientação e a criação de caminhos para a segurança social. Em todo Brasil, é organizada e praticada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que articula União, estados e municípios em uma rede de proteção voltada à defesa dos direitos de todos os cidadãos.

Na ponta desse sistema estão os profissionais da assistência social: assistentes sociais, psicólogos, educadores e tantos outros que, com dedicação e sensibilidade, transformam realidades de quem mais precisa.

Ao longo dos nossos anos de existência, temos um forte vínculo com a Assistência Social. O Sintibref-MG é membro dos:

  • Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS
  • Conselho Estadual da Assistência Social - CEAS-MG
  • Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS (Belo Horizonte, Contagem, Ipatinga e Juiz de Fora)

Além da participação nos Conselhos, o sindicato se faz presente em eventos e se conecta diretamente com os profissionais que estão na ponta do SUAS. Durante 2025, por exemplo, estivemos presentes em eventos como a Plenária das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e tomamos posse no Conselho Municipal de Assistência Social de Contagem (CMASC). Além disso, contribuímos com as etapas do Minas Sem Miséria e também atuamos de forma regional.

Reafirmamos nosso compromisso com a Assistência Social. Que continuemos unidos na defesa de uma política pública forte, inclusiva e capaz de garantir a dignidade e a cidadania para todos os brasileiros, em especial, para aqueles em situação de maior vulnerabilidade.